Braga Ortodontia

Casos Clínicos

Esses são os problemas
mais frequentes na Ortodontia

Agenesia

É a ausência de um dente que não se formou. A falta de incisivos laterais superiores, pré-molares inferiores e 3º molares é bastante comum. O tratamento ortodôntico poderá fechar o espaço da falta do dente ou adequar o espaço para receber um implante que substituirá o dente natural.

Apinhamento:

É quando os dentes estão tortos por falta de espaço na arcada. É uma das queixas mais comuns e pode ser tratado com ou sem extrações de dentes, sempre com um grande ganho estético na aparência do sorriso.

Dente Incluso:

É o dente que não nasce espontaneamente e precisa ser tracionado para o lugar correto com o tratamento ortodôntico. O mais comum é isso acontecer nos caninos superiores, mas também pode ocorrer com outros elementos dentários.

Dentes Superiores para frente:

São os dentes de cima projetados e expostos excessivamente. Há diversas causas para esse problema e muitas maneiras de tratá-lo, de forma eficaz em crianças e adultos.

Diastema:

É a presença de espaço entre dentes. O que mais incomoda esteticamente é o vão entre os incisivos superiores. O fechamento com aparelho ortodôntico pode ser uma boa opção, rápida e eficiente.

Mordida Aberta Anterior:

É a falta de contato entre os dentes da frente, deixando um espaço aberto onde a língua se projeta. O tratamento ortodôntico, costuma ser acompanhado de avaliação fonoaudiológica e interrupção de hábitos, como chupar dedos ou chupeta.

Mordida Cruzada Anterior:

É a inversão da mordida, ou seja os dentes de baixo estão à frente dos dentes de cima. Crianças devem ser tratadas o mais cedo possível (a partir dos 5 anos). Soluções para adultos também são possíveis e requerem estudo individualizado.

Mordida Cruzada Posterior:

É a inversão da mordida dos dentes de trás, normalmente quando o céu da boca está muito estreito. Crianças devem ser tratadas o mais cedo possível (a partir dos 5 anos). Soluções para adultos também são possíveis e requerem estudo individualizado.

Mordida Profunda Anterior:

É a mordida que esconde os dentes de baixo. Ao longo do tempo, podem surgir desgastes dentários e até lesões no céu da boca.