A Ortodontia é a especialidade odontológica que faz o diagnóstico, prevenção e tratamento das más oclusões dentárias em crianças, adolescentes e adultos.
O tratamento ortodôntico é executado de acordo com um planejamento baseado em informações, como exame bucal, análise facial, análise radiográfica, análise de modelos e fotografias.
A decisão do que fazer será tomada com base científica, mas influenciada pela experiência do profissional e o tipo de sua formação.
O tratamento poderá ser feito com ou sem extrações de dentes, com ou sem cirurgia dos maxilares (cirurgia ortognática), dependendo do plano de tratamento proposto.
O objetivo do tratamento ortodôntico é colocar os dentes em suas corretas posições, melhorando a distribuição de forças durante a mastigação e a estética.
A intensidade destas melhoras vai depender das condições iniciais de cada caso e muito das respostas individuais ao tratamento ortodôntico. Esta resposta depende das condições biológicas e do envolvimento e participação do paciente no processo.
Atualmente existem muitos tipos de bráquetes (acessórios colados nos dentes para movimentá-los) e técnicas ortodônticas e aqui você vai encontrar as melhores opções, dependendo do seu objetivo:
Bráquetes Metálicos (Tratamento convencional): Estes bráquetes são feitos de aço inoxidável e hoje são cada vez menores, mais estéticos e confortáveis. Os elásticos coloridos que são presos aos bráquetes são muito atraentes para os adolescentes, com cores que podem ser trocadas a cada visita ao consultório.
Feitos de material claro como os dentes, se tornam quase imperceptíveis ao sorrir. Se você se preocupa com a influência da aparência do aparelho fixo, os bráquetes estéticos são uma ótima opção.